top of page
  • botão whatsapp
  • logo linkedin gptech
  • Instagram
  • Facebook
  • logo youtube gptech
Tipos de pontos.png

Ferramentas de Clinch

 

A versatilidade das ferramentas de clinching, como Tog-L-Loc®, V-Loc®, Oval-Loc® e Lance-N-Loc®, destaca-se pela capacidade de unir diferentes tipos e espessuras de materiais metálicos sem a necessidade de soldagem ou métodos convencionais. Cada ferramenta possui características únicas que proporcionam soluções adaptáveis a diversas necessidades industriais, garantindo uma união robusta, econômica e sustentável.

A Matriz

 

A matriz funciona como um molde, que recebe os materiais pressionados pelo punção. De acordo com a força aplicada, a matriz se expande de forma controlada, formando o ponto de Clinch.

 
matriz.jpg
punção.jpg

O Punção

 

O punção tem a função de aplicar a força necessária para deformar os materiais a serem unidos. Ele pressiona os materiais contra a matriz, moldando-os de acordo com o formato da mesma e formando o ponto de Clinch.

tog.jpg

Tog-L-Loc

 

O Tog-L-Loc é o mais utilizado nas aplicações em geral. Recomendado para união de duas chapas dos matérias mais convencionais, como: aço, aço galvanizado, cobre, galvalume, chapas pré pintadas, etc.

​

Possui geometria redonda, com 6 diferentes opções de tamanho padrão, sendo elas: TL 3.0, 3.8, 4.6, 5.5, 6.4 , 7.6 (essas dimensões representam a medida do punção, que se traduzem  na dimensão do repuxo no material).

Oval-Loc

A geometria oval foi desenvolvida principalmente visando eliminar a possibilidade de giro em peças com acesso restrito, que não permitem acesso para realizar dois pontos Tog-L-Loc.

​

As ferramentas Oval-Loc são ideais para aplicações de conexão de terminais elétricos, pois além de uma alta resistência mecânica em espaços estreitos, aumentam a área de condutividade devido ao aumento de área na peça.

oval.jpg
lance.jpg

Lance-N-Loc

 

O Lance-N-Loc possui um processo de conformação um pouco diferente do Tog-L-Loc. Nesse processo, a primeira chapa é transpassada pela segunda chapa, realizando um travamento externo .

 

Uma de suas recomendações principais é a união de mais de duas chapas, além da característica de unir metais de dureza mais elevada (por exemplo, inox 430). Outra característica que direciona o uso do Lance-N-Loc é quando há algum material entre as chapas metálicas (juntas, telas de filtro, camada de borracha ou película plástica).

 

Outro uso recomendado é quando a variação de espessura dos materiais é alta (1mmX2mm, por exemplo).

V-Loc

O ponto V-Loc possui geometria arredondada assim como o Tog-L-LOC, mas com maior raio nas ferramentas (Punção e Matriz).

 

A recomendação principal de uso é para união de chapas de alumínio, a qual apresenta resistência mecânica superior ao tradicional Tog-l-loc.

 

Uma característica visual interessante é a estética similar à do rebite, com formato de botão mais cônico.

V.jpg

Explicação em Vídeo

whatsapp.png
bottom of page